O Perigo do Esquecimento

Vivemos um momento interessante da história do nosso País.
Uma verdadeira caçada a corruptos, corruptores, esquemas, sangrias, propinas e seus canais de trânsito.
Polícia Federal, Ministérios Públicos em suas diversas esferas e a Justiça Federal em diversas instâncias, pesquisando, investigando e entendendo os caminhos percorridos pelo dinheiro sujo das propinas, pixulés e doações de campanha.

Abro um parêntesis para chamar atenção sobre o padrão das declarações dos diversos acusados, diga-se de passagem, os mesmos de sempre:  
"As doações foram legais, de acordo com as regras eleitorais e declaradas ao Tribunal Superior Eleitoral, como preconiza a legislação em vigor"
Nunca usam em lugar de "legais" as palavras "Éticas" ou "Morais", mas...

Estas investigações, e acho natural, se concentram nas grandes somas, vultuosas, nas grandes construtoras, nos grandes corruptos e corruptores, e no afã da repatriação das gigantescas quantias resultado do espólio inescrupuloso da Nação.

No entanto, como em um paciente vítima de grande trauma hemorrágico, passam perigosamente despercebidas, os pequenos "vazamentos", goteiras, que da mesma forma, caracterizam mau uso do dinheiro publico e mau trato da coisa pública.
Milhares de pequenos contratos de apoio, prestação de serviços, operação, manutenção, fornecimento de materiais e insumos, encerram em suas práticas, as mesmas mazelas percebidas em escala planetária na Petrobras e Eletrobras e outras Bras por aí.
Estes pequenos propinodutos, se somados, resultarão em quantias igualmente retumbantes, que ainda hoje, retiram da administração publica, recursos importantes e necessários, ao povo já exausto da falta de patriotismo dos seus representantes e da ausência do estado nas suas obrigações mais básicas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Bumba meu Morro

Sobra o Inglês...