Legitimidade...


Foi com grande atenção, que assisti boa parte da sabatina do Ilustríssimo Sr. Rodrigo Janot, Procurador Geral da Republica, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
À despeito da duração da referida sabatina, cansativa e enfadonha muitas vezes, o Sr. Janot foi confirmado no cargo por mais 2 anos, o que permitirá que dê continuidade à sua atuação, até o presente momento, exemplar na conduta e ética na condução dos trabalhos de investigação e promoção da operação Lava Jato e seus inúmeros constituintes.
Muitos momentos dignos de registro e destaque ocorreram durante este evento, dentre outros, os xingamentos (f...) dirigidos ao Sr. Janot por parte do Sr. Fernando Collor, em sua tentativa bisonha de desqualificar as acusações imputadas à ele pela procuradoria junto ao STF, ou as diversas tentativas dos Srs Senadores em pegar carona como se partícipes fossem, na caçada aos corruptos e corruptores do até agora, maior esquema de lavagem de dinheiro e pagamentos de propinas e vantagens financeiras do sistema de concorrência publica da história do nosso país.
Não obstante, é claro que, à posteriori, poderá ocorrer a conquista de novos recordes em corrupção, o que para nós não causará qualquer espanto.
No entanto, muito me chamaram atenção, outros fatos e situações que falaram por si, mas que dada a importância do evento, podem ter passado despercebidos.
Me refiro à qualidade
Discursos sem objetividade, muitas vezes longos, e desinteressantes, rasgações de seda sem motivo e de viés essencialmente politico, colocações e perguntas sem qualidade técnica e jurídica, demonstrações francas de  desconhecimento da natureza e legalidade de determinados processos, ignorância por vezes absoluta da origem e formação da prática jurídica brasileira, perguntas desconexas, descabidas e de critério duvidoso, como que tentando conduzir o sabatinado a erros de entendimento e interpretação, falam de forma inequívoca a respeito da qualidade dos representantes que escolhemos.
Continuamos, como à muito, carecendo de legitimidade no exercício da democracia. 

Comentários

  1. Excelente análise e desfecho sobre a legitimidade da democracia. Esse é o ponto central, nosso sistema político ainda herda práticas quase imperialistas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Bumba meu Morro

Sobra o Inglês...