Olhar Macro...

Já há algum tempo, venho pensando que, diante de tantas contrariedades e tristezas que temos vivido nos últimos dias, semanas, meses, e talvez até, por que não, anos, me veio a ideia de que cabe uma reflexão ampla e consistente sobre nós mesmos.

Um olhar macro sobre quem somos nós!
Quem somos nós de fato?
Qual a imagem que temos de nos mesmos?

Somos um povo alegre, descontraído, forte, inteligente, lutador, feliz de verdade.
Na maior parte do tempo, vivemos com pouco, exigimos da vida pouco, somos gente de bem, estendemos as mãos aos amigos, e aos que precisam mesmo quando não temos.

Nos acostumamos a não ter, não temos bons hospitais, apesar do SUS ser um dos melhores sistemas de saúde do mundo, 

Já estivemos em situações difíceis, piores que a atual, já fomos roubados por todos os  tipos de aventureiros desde o descobrimento, até os dias atuais, piratas, corsários, capitães e donatários… e o pior, por aqueles à quem por livre escolha,  elegemos e em quem por hipótese, confiamos.

Já vivemos períodos difíceis, já passamos fome, já fomos vitimas de todo tipo de dor, vilipendiados pelas mais variadas situações e jamais perdemos a vontade de reagir e a capacidade de recuperar a saúde, resistência, resiliência, como a Phoenix, estamos de novo e novamente em pé, prontos para outra.

Precisamos lançar sobre nossa sociedade e nossas vidas, um olhar mais profundo e crédulo em nossas próprias competências e futuros. Somos capazes de passar por isso e muito mais, e reconstruir nossas vidas de qualquer forma, e à partir de qualquer catástrofe.

O Vírus, seja ele qual for, nacional ou importado, inclusive aqueles criados por nós mesmos, não vão nos derrotar, de forma alguma, e nem desta nem em vez alguma. Seremos vitoriosos sempre!

“Nosso verdadeiro lugar de nascimento é aquele onde pela primeira vez, lançamos um olhar inteligente sobre nós mesmos.”
Marguerite Youcenar.

E nós somos os verdadeiros Brasileiros!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Bumba meu Morro

Sobra o Inglês...