O Mundo Pós Golpe!

“Mente parada é oficina do diabo”, antigo provérbio Brasileiro, baseado em escritos do inglês Willian Cowper (1800), nos faz pensar, e nos leva à crer que podemos encontrar “explicações” para os inexplicáveis momentos que vivemos.

Em uma das pesquisas rápidas que tenho realizado ao longo destes muitos dias em casa, me ocorre a idéia de me preparar para a “nova ordem mundial”, como decidi apelidar neste primeiro momento, o que observo.

Há alguns dias, depois de vários deles em casa, no isolamento apelidado de social, decidi sair para fazer alguns exames, à pedidos é claro, e dar outras providencias, considerando que apesar de nossos democráticos governadores e prefeitos, a “vida” latu sensu, não para.

Fui à um laboratório realizar alguns exames e deparei com um cartaz na porta, onde se lia uma pérola só possível em nossa sociedade, e dentro dos complexos filosóficos que encerram uma visão diferenciada de significado para a língua portuguesa: 
“Pensando na SAÚDE de nossos clientes, e com objetivo de EVITAR AGLOMERAÇÕES, informamos que TODAS as nossas unidades estarão fechadas por tempo indeterminado, exceto nossa MEGA-UNIDADE, que passará a funcionar em HORÁRIO REDUZIDO. Caramba, como não pensaram nisto antes?

Não tendo sido feliz na primeira tentativa, me dirigi ao segundo evento.
Todos sabem que sou regular doador de sangue há mais de 20 anos. Assisti na Tv aberta uma convocação dos bancos de sangue, em referencia à falta de doadores, situação comum em momentos onde esta necessidade, geralmente esquecida pela sociedade, se torna ainda mais sensível. Me dirigi ao banco de sangue do qual me tornei colaborador em Curitiba, e me deparei coma seguinte situação.
“Só serão aceitos doadores que tenham se cadastrado no site xxx, nos dias e horários de acordo com o quadro disponibilizado no referido site, com o objetivo de evitar aglomerações.”
Não estando “cadastrado”, decidi humildemente me retirar, mas não sem antes, dar uma olhada na sala de espera, onde se via umas 40 pessoas, sentadas umas ao lado das outras, algumas de “máscara”, esperando indefinidamente, o atendimento.
Caramba, como não pensaram nisto antes?

Com base nestes eventos que de fato me surpreenderam, decidi fazer algumas incursões no universo dos serviços e descobri um mundo maravilhoso de aventura, alegria e magia, que vai reescrever as estruturas sociais que serão predominantes depois desta crise.

Os Fatos:

De acordo com decretos estapafúrdios originados nos governos “democráticos” de estado, em delírios ditatoriais de contenção forçada, se arrogando direitos inconstitucionais e irrefletidos, tendo em vista que os programas ao ar livre por exemplo,  seriam importantes neste momento pré-inverno, as empresas foram levadas à criar novas formas de enfrentamento das dificuldades, e começamos a perceber um movimento intencional de torná-los definitivos, mesmo após final desta pandemia.

“Nunca antes na história deste País” tantos serviços foram “delivery”. Entregas em domicilio se tornaram um padrão em diversos segmentos, inclusive aqueles dos quais jamais havíamos ouvido falar, como entrega de ferramentas, de livros, de roupa, lavanderias, exames e coletas laboratoriais, produtos pet, carros, e ai começam os estranhos, tipo produtos religiosos, loterias, além dos já tradicionais como compras, farmácias, comida, etc… Muitos dos empregados que desenvolviam atividades em áreas de trabalho estáticas passarão ao “home office” definitivo, com regras de empregabilidade diferentes das atuais.

Os Desdobramentos:

Você acha que os funcionários que foram desligados das empresas que já fizeram cortes violentos, serão readmitidos após o fim da crise? 
Você acha que quando tudo voltar ao pseudo “normal”, ou “novo normal” a circulação voltará aos níveis anteriores? 
Você acredita que o numero de vôos e linhas da empresas aéreas voltarão aos níveis anteriores? Os passageiros voltarão a viajar como antes? As vendas voltarão aos níveis anteriores?

As empresas que aprenderam à desenvolver suas questões em video conferências, voltarão à deslocar seus funcionários? As empresas que aprenderam na marra à vender seus produtos via internet voltarão à abrir lojas físicas? Os que adequaram seus custos e funções à uma realidade virtual voltarão à anunciar em canais indiretos?

Estamos hoje vivendo o limiar de novos caminhos, que nos levarão à novas organizações estruturais, onde o passado ficou ali atrás, e teremos que reconstruir as bases de um futuro que não planejamos e ainda não temos certeza de como será.

Teremos também que investigar e aprender à nos proteger, criar barreiras contra situações desta natureza, após este verdadeiro golpe que a República “Democrática” da China aplicou no resto do mundo.

Comentários

  1. Nunca, uma nação, uma sociedade se rendeu de uma maneira vergonhosa como a nossa. E nem digo que prestaremos contas às novas gerações. Nossos filhos pertencerão como escravos à nova colônia Chinesa chamada, Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Sobra o Inglês...

Olhar Macro...