Valores.

As relações interpessoais que criamos e mantemos ao longo de nossas vidas, são via de regra, resultado da interação de diversos fatores de difícil definição, e por consequência, difícil compreensão.

Quando comparamos as diversas relações que mantemos, em esferas distintas, com indivíduos diferentes, e por razões que somente para nós são importantes, não encontramos uma forma lógica e racional para definir seus fundamentos.

Costumamos defini-las superficialmente, por suas características e desta forma, atribuímos a cada uma delas, a importância da manutenção da mesma, com base no universo ao qual pertencemos e ao qual desejamos influenciar.

Fatores de importância ímpar como amor, carinho, amizade, caráter, honra, respeito, fidelidade, parceria, cumplicidade, tolerância, bem como, demonstrações expontâneas de suporte e concordância, são determinados de forma difusa e imperceptível, e não vemos motivos para defini-las no dia a dia.

Após longo exercício de observação, considerando muitos elementos, critérios e por que não sentimentos, me parece razoável concluir que existe um valor, que define a duração e intensidade dos demais fatores.

Não costumamos lembrar dele com frequência, tão pouco o consideramos nas avaliações pontuais das circunstâncias de momento.

Não o levamos em consideração nas decisões que tomamos no presente, tão pouco em sua influência nas situações que viveremos no futuro. 

Dificilmente é considerado nas avaliações que fazemos sobre outras pessoas, e suas inteirações com nossas questões, sejam de ordem pessoal, profissional ou social, e de que forma este valor interferirá em dinâmicas que influenciarão nossas decisões, mas ele está lá, solido, insofismável.

Este fator definirá nosso carinho pelo outro, respeito pela vida do outro, satisfação pela obra do outro, orgulho pelos caminhos e escolhas do outro, definirão a importância do outro, a duração e a profundidade das nossas relações com o outro.

Em minha modesta opinião:
A Admiração!
A Admiração é um valor intangível, que rege a intensidade, profundidade e duração dos outros fatores que definirão estas relações.

“Quanto maior a Admiração, mais covalente e indissolúvel a relação.”

Pense à respeito.

Nelson A. Oro

Comentários

  1. É tudo relativo Comandante, amor, carinho, amizade, caráter, honra, respeito, fidelidade, parceria, cumplicidade, tolerância. O Valor é proporcional a necessidade, razão e emoção de cada indivíduo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Sobra o Inglês...

Olhar Macro...