O Paraíso

     Lendo alguns artigos esta semana, me interessei pela grandeza e variedade das associações sem fins lucrativos conhecidas como ONG’s. Imaginei em minha ignorância que, “se existe um lugar no mundo que seria o paraíso das ONG’s, este seria o Brasil”.
Ledo engano!
São milhões, sim, milhões! Um número enorme de grupos atuando muitas vezes em segmentos de forma sutil e imperceptivelmente, determinados e delimitados por acordos ocultos, e a esmagadora maioria sem objetivos claros e funções  bem definidas, flutuando em um universo próprio, de aventura alegria e magia, dividindo espaços e verbas públicas, na sua grande maioria federais, sem a autorização expressa de quem paga a conta. O cidadão “Latu Senso”.
Em uma rápida pesquisa sem embasamento cientifico algum, descobri algumas coisas interessantes, no entanto, do ponto de vista estrutural, estarrecedoras.
No nosso planeta existem algo como 10 milhões, e não é engano não, dez milhões de ONG’s, sendo a campeã disparada a Índia, com cerca de 3,3 milhões, uma ONG para cada 400 habitantes, e em 2° lugar mas honroso, o continente Africano com 2,6 milhões.  
O Brasil, nosso Brasil, tem hoje, 820 mil ONG’s, não é erro de digitação, o Brasil tem um numero absurdo considerando a população, pro rata, uma ONG para cada 269 habitantes e a classificação de absurdo não é eufemismo não, mas sim, resultado de outra pesquisa sem qualquer compromisso, que demonstra que existem mais ONG’s no Brasil do que empresas no estado do Rio de Janeiro, a 2a economia do País. 
Os países europeus também surpreendem, a Alemanha por exemplo, o mais rico e engajado nas questões sociais, possui hoje cerca de 600 mil, na Inglaterra 165 mil, e na Suécia, terra da Greta, 232 mil, e pasmo, tomei ciência de que as ONG’s na Europa, participam do mercado real com números anuais impressionantes como, 1,4 milhões de empregos diretos e um movimento financeiro da ordem de 53 bilhões, você não leu errado, 53 bilhões de Euros por ano. 
        Se as ONG's do planeta, se reunissem e virassem um país, seriam a 3a economia do mundo, maiores por exemplo que França, Japão e Brasil.
Assim sendo, injusta seria a pecha de que seríamos o paraíso pois neste caso, o paraíso é o Mundo, com destaque para o Brasil!!
Cabe ressaltar que, segundo informações, aí mais confiáveis, (IBGE, 2016), existem cerca de 16 mil ONG’s registradas na Amazônia, ao passo que no Paraná por exemplo, são 452, e até o momento em que terminei de escrever este artigo, não havia identificado a razão para tal discrepância.
Também injustas e desmedidas são, certas afirmações e acusações que temos lido nas redes sociais, sobre a distribuição das ONG’s noBrasil, pois a maior parte delas estão sediadas nas capitais nordestinas.
Não pretendo me alongar nesta questão, pois o mote deste artigo não é a estatística, mas sim, levantar sem pretensões uma questão que a mim, apesar da pesquisa, não ficou clara.
  O que são de fato estas organizações, quem são as pessoas que fazem parte destas agremiações e qual sua função e contexto em nossa sociedade? A que grupos de interesses atendem?  E a principal: Quem as escolheu para viver no paraíso? 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Bumba meu Morro

Sobra o Inglês...