Escolhas...

Ao longo destes três meses de crise sanitária, temos ouvido muitas histórias de casos  relacionados à pessoas atendidas e os profissionais envolvidos.

Reportagens dão conta de que os profissionais da saúde, estão sobrecarregados, atendendo aos pacientes em hospitais mal aparelhados, reclamam das más condições de trabalho, excesso de horas e redução nas folgas.

Depoimentos destes profissionais, reclamando das condições e com alto nível de auto-piedade e uma retórica de heroismo e martirização, alguns declarando receio de contaminação e medo de se tornarem pacientes da COVID-19.

Não gostaria de parecer grosseiro, tão pouco desvalorizar a atuação dos mesmos, mas em minha modesta opinião, não são heróis muito menos mártires. Escolheram sua profissão, ninguém os obrigou ou mesmo pediu  que à escolhessem.
Estão onde devem estar por que escolheram estar. 

Ninguém pergunta ao Aviador se a turbulência está desconfortável, ou se as panes estão atrapalhando o vôo.

Ninguém pergunta ao gari se o saco de lixo está pesado, ou se o cheiro do caminhão está atrapalhando a coleta.

Ninguém considera heróis, garçons, motoristas, porteiros de inferninho, vendedores ambulantes, e todo o pessoal que trabalha na madrugada. 

Ninguém pergunta aos policiais, investigadores, delegados, carcereiros, e demais elementos da segurança pública, se seu trabalho é perigoso e se as condições de trabalho são satisfatórias. 

Os profissionais citados acima também estão expostos à contagio e doenças e ninguém os acha heróis ou prejudicados por isso.

Entendo, que estão no caminho que escolheram e que não fazem mais que sua obrigação em estar à frente do combate ao evento sanitário hoje em tela e em todos os outros  aos quais seu ofício virem à submete-los.

Precisamos de mais pragmatismo e serenidade nas análises destas questões que tem se tornado muito comuns em nossa sociedade, para que justamente deixemos de idolatrar o big nada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Sobra o Inglês...

Olhar Macro...