Mundo Estranho.

Nestas últimas semanas, temos ouvido de forma contumaz a “imprensa livre” noticiar com voz retumbante os entendimentos e impressões de uma menina Sueca, Greta Thunberg, que tem “versado e ensinado” ao mundo, e quiçá ao Universo, sobre questões ambientais complexas.

Dotada de opiniões formatadas em frases de efeito, a menina foi colocada em um pedestal, e é considerada uma referência em gestão de diversos ambientes, incluindo aqueles em que ela jamais esteve.

Uma jovem sem conhecimento consistente das questões sobre as quais versa e seus desdobramentos, autora de frases como “roubaram minha infância” sem jamais ter passado pelo jacaré, alemão, batam ou rato molhado, emitindo opiniões e pareceres sobre assuntos que não domina e sobre os quais não há conclusão perfeita em nenhum estágio de estudo científico pertinente, apesar do tempo, da qualidade e da formação acadêmica dos profissionais do setor.

Essa criança aparece como o novo “Dalai Lama do Ambiente”, com todo respeito e admiração pelo verdadeiro, que se recusa à emitir opiniões sobre o que não entende, ao contrário do nosso Hermano, Papa Francisco.

Uma pessoa jovem demais para ter qualquer formação na área, e que portanto, não pode compreender a profundidade dos assuntos sobre os quais opina, sendo patrocinada e sustentada por interesses estranhíssimos, muitos deles ligados à governos europeus diversos que mantêm vários grupos de interesse na Amazônia legal, sendo chancelada e avalizada por órgãos oficiais e ONG’s, como se o que prega fosse a mais pura e absoluta verdade.

Estamos vivendo momentos em que as notícias nos chegam de forma massiva e acabada, e de tal maneira veloz, que muitas vezes nos impede de raciocinar à respeito de questões complexas e repletas de variáveis.

A divulgação de forma simplista e no meu modesto entendimento, tendenciosa e equivocada, prejudica a aquisição de um julgamento apropriado sobre questões que deveriam ser esclarecidos de forma ampla, sob pena de manter o processo de formação da opinião pública, obtuso e incompleto.

Muito embora seja profissional de aviação, meus amigos e colegas mais chegados sabem que sou um “curioso” em questões ambientais, procurando sempre participar e me atualizar à respeito.

Sugiro aos meus leitores, amigos e colegas, que na medida do possível façam o mesmo, pois esse viés do entendimento social será cada vez mais de fundamental importância no futuro deste nosso “estranho mundo”.

Comentários

  1. Muy pronto ...Pero no mucho?

    ResponderExcluir
  2. Ela só reflete o julgamento e entendimento de oportunistas. Para qualquer cidadão, mais ou menos esclarecido, ficou evidente a "manobra mal planejada" transformando a inocente jovem em motivo de chacota.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Sobra o Inglês...

Olhar Macro...