Euforia e Justiça

Osama Bin Laden está morto!
Com esta notícia, iniciamos uma nova era em nossas vidas e em nossa sociedade, mais ainda, em nossa visão e entendimento de comunidade internacional.
Milhares de pessoas morreram ao longo dos últimos 50 anos em atentados terroristas violentos, muitos deles sem sentido, ou razão. A Jihad Islâmica, Hesbollá, Fatah, entre outros, são nomes que hoje significam medo e destruição, terror e ódio para muitos e em muitas partes do mundo.
Mas hoje, temos motivos para comemorar.
Os Estados Unidos da América, na presença de seu supremo mandatário, o homem mais poderoso do mundo, noticiou em alto e bom som, para o mundo, que a partir de agora, nosso mundo está bem mais seguro.
Centenas de milhares de pessoas comemoram e festejam a morte do mais perigoso inimigo da democracia e das liberdades do mundo ocidental e da sociedade civil organizada.
No entanto, a este clima de festa gostaria de adicionar dois elementos que me parecem obnubilados pela euforia e pela alegria de supostamente estarmos livres do que podemos considerar uma ameaça em potencial.
1º.
Como cerne da maioria das religiões do mundo, incluindo os ritos cristão (ao qual eu pertenço) e judaico, me parece estranho estar comemorando a morte de alguém, independente de quem seja, pois que, a morte per si exige contrição e recato.
O evento morte em si significa o fim de um tempo, a ausência de um ente, ou vários, querido para alguém ainda que odiado por muitos, importante para um contexto ainda que nocivo a outros.
Ainda assim, me parece uma questão menor se comparada ao outro ponto que desejo abordar. O da JUSTIÇA.
2º.
Senão vejamos:
Sempre me senti ameaçado por diversos eventos que pairam sobre nossa sociedade, e sobre nossas cabeças.
Como Brasileiro, muitas vezes me senti ameaçado pelo crime organizado e desorganizado que convive conosco dia após dia sem combate autêntico por parte de nossos mandatários.
Sempre me senti ameaçado pelas intermináveis filas do sistema de saúde que insiste em nos matar à míngua de tratamentos, receitas, consultas, exames e competência.
Me senti muitas vezes ameaçado, pelas ações muitas vezes desmedidas, de nossas polícias e de nossas autoridades, tantas vezes autoritárias e truculentas, ou ainda pela falta de assistência a nossas famílias, escolas, lazer, cultura, arte, em fim, ameaçado em direitos que são caros e pelos quais pago rios de dinheiro em impostos.
Pelas balas perdidas, pelas pedras perdidas, pelos buracos perdidos, pelas mazelas perdidas...
Mas hoje, me sinto um pouco mais ameaçado.
Num mundo que o Presidente Barack Obama tornou mais seguro para nós, carecem de legitimação ações onde um homem, investido do poder de uma nação e de seus aliados, decide como e quando e principalmente de que forma se prove JUSTIÇA.
Em uma sala qualquer, de preferência secretíssima, alguém imbuído de uma autoridade emanada sabe-se lá de onde, se reúne com sabe-se lá quem e ordena um "strike".
Um comando de "Marines" ou seja lá que nome tenham de fato, organizam uma operação de invasão das fronteiras de um país soberano, localizam, interceptam, capturam, e MATAM alguém, EXECUTAM UMA SENTENÇA, sem que para isso haja necessidade de qualquer ordem judicial, julgamento, consulta à sociedade que os patrocina, sentença que embase a decisão e mais, sem que o sistema jurídico de qualquer país, do que manda e do que executa sejam consultados.
Não são mais necessários Advogados, Procuradores, Promotores, Juízes, Desembargadores, Testemunhas, Tribunais, Condenações ou Sentenças.
Podemos aposentá-los todos, o que de fato, nos economizaria mais alguns rios de dinheiro, e deixar que tais decisões sejam tomadas nas referidas salas secretíssimas.
Quando alguém com poder para isto quiser ou entender correto, pode mandar um grupo armado, bem equipado e sob comando de alguém sob sua égide, até sua casa, seqüestrar você, executar, e declarar publicamente que "Foi feita a "JUSTIÇA"", e em estado de EUFORIA todos aplaudirão de pé pela decisão tomada, de forma acertada e balizada em todos os conceitos morais e éticos que pautam as sociedades modernas, e muito mais barato.
Apesar da declaração do Sr. Obama, de forma clara e objetiva, hoje, dormirei certo de que conto com mais uma ameaça.
Vou policiar meus atos para não desagradar a ninguém, principalmente supremos mandatários de nossa sociedade, pois agora, temo que comandos, da mesma forma que as milícias de comunidades que tanto condenamos, venham até a minha casa, seqüestrem a mim e a meus filhos, me matem, joguem meu cadáver no mar ou coisa que o valha e o pior:
Que o resto da sociedade ache normal e comemore!

Em tempo:
1 – O premier do Paquistão, ainda terá que dar explicações ao mundo por isto! Ao mundo ocidental por abrigar Osama, e Ao mundo islâmico por permitir tal ação.
2 – Se alguém invadisse minha casa durante a noite sem uma explicação razoável para isso, eu também reagiria! Será que de tempo deu se render???

Comentários

  1. A Teoria da Conspiração aponta para um verdade infundada no evento da morte de Bin Laden. É preciso apurar com maior acuidade os fatos para não sermos enganados pelos norte americanos como sempre fomos!
    A Civilidade é baseda no conceito clássico de Platão que consiste de Nascer, Viver e Morrer com dignidade, qualquer coisa fora disso é barbarismo. Sociedades onde a justiça é juiza, jurí e executora ao mesmo tempo, estão fadada ao colapso social e humano, não passam de selvagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Sobra o Inglês...

Olhar Macro...