Mais Uma Dúvida

Apesar do momento grave, de luto nacional, e consternação pela passagem do Exmo Sr. Ministro Teori Zavascki, membro deste egrégio tribunal de justiça que é o Supremo Tribunal Federal, em acidente à ser investigado, recebi de um leigo, um post bem humorado, padrão Brasil!


"Fico pensando.. 

A probabilidade de um avião cair é de 1/2.000.000.

Agora imagina a probabilidade de um avião com dois motores (considerado o mais seguro dá sua categoria) cair.

Agora imagina a probabilidade de isso acontecer com um dos 11 ministros do STF.

Agora imagina a probabilidade isso acontecer justamente com o ministro responsável pela Lava Jato, NAS VÉSPERAS da homologação da delação da Odebrecht...


Eu devo estar paranóico. 🤔"


E é possível que esteja...


Hoje, o Ministro Teori, como é de hábito no nosso país, quando uma autoridade vem à óbito, está sendo elogiado, comentado, como um verdadeiro herói nacional.

E de fato, existe a possibilidade de ser mesmo, e acreditamos que seja.


Seus atos, observados à luz do direito constitucional, à luz dos Códigos Civis e Penais que orientam e encerram suas atividades como julgador do certo e errado, perante a sociedade, serão alvo da análise e da avaliação históricas.


No entanto, como é comum em nosso país que, no afã de olhar para frente, nos esqueçamos do passado recente.


O Ministro Zavascki, considerado justo e sereno, tomou decisões recentes que beneficiaram em grande parte, a área política considerada de "esquerda" em nosso país.

Não nos cabe fazer julgamento de valores, sobre as decisões de natureza técnica proferidas por um magistrado, no exercício de suas funções, mas fica o registro.


No entanto, ainda resta uma dúvida:

Dadas as circunstâncias que caracterizam nossa sociedade hoje, com a quantidade de situações onde autoridades de alto nível são alvo de investigações e dúvidas sobre comportamentos morais, éticos e legais, pergunto:

O que estava fazendo um Ministro do STF, encarregado de um processo da relevância da lava-jato, em uma aeronave privada, com um empresário que tinha interesses em processo correndo no STF?


Não teria sua excelência certa necessidade, em manter suas relações e perfil de forma a não permitir qualquer nível de dúvida à respeito de sua atuação?


Eu devo estar paranóico...


E é possível que esteja...


Mas hoje, precisamos ter serenidade e equilíbrio, olhar com atenção à todos os fatores, pois estamos escolados em nos decepcionar com nossos heróis.


Vivemos tempos difíceis, onde quadrilhas, e bandidos, que não respeitam justiça, protocolos, ou magistrados, estão no controle de muitos destinos...


Mas, o destino é senhor de si...

Comentários

  1. Esse é um momento que causa fortes reações emocionais, e a caça às bruxas é intensificada causando uma espécie de torpor nacional.
    Obrigado Comandante pela serenidade e lucidez em levantar as questões essas sim relevantes.
    O país é maior do que seus personagens, e estamos cansados dos falsos heróis. Comparemos: quantas sentenças emitidas pela justiça no Paraná. Quantas pelo STF?
    Quis a história, em sua ironia, levar nas mesmas águas um Constitucionalista. Fiel seguidor da madrinha, e berço de todas as possibilidades de crime e corrupção, responsável pela teia de proteção e de impunidade, a Constituição Cidadã.
    Mulêta de quem delingue. Mas quem protege o país, a nação?
    Sem justiça rápida e efetiva, sem paz social. É o Brasil no espelho.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo.
    Consertar o Brasil vai ser mais difícil do que esperávamos. Será que algum magistrado de nossa suprema corte é realmente isento?

    ResponderExcluir
  3. Há um projeto de lei em curso na assembleia paranaense, de uma ilustre vereadora, tornando a "cantada" às mulheres, passível de punição com multa.
    Enquanto nesse país houver preocupação em combater efeitos, jamais combateremos as causas.
    Caçar corruptos é devido é legítimo. Mas combatê-los é como "dar milho à bode".
    Ações nas origens é que vão, no futuro, começar a endireitar o país.
    Torrar dinheiro com a população carcerária deixando as escolas à míngua, é alimentar o bode.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passado, Presente e Futuro!

Bumba meu Morro

Sobra o Inglês...